Investir na bolsa de valores em 2017 ainda vale a pena?

Como muitos de vocês já devem imaginar, o investimento em bolsa de valores sempre foi um dos mais populares aqui no Brasil. Entretanto, nos últimos anos, com a recente crise nas contas públicas e econômica no Brasil, muitos tem se perguntando se ainda vale a pena investir na bolsa de valores ou se seria melhor guardar dinheiro tendo em vista as perspectivas não muito animadoras da Economia brasileira.

Esse é um tema bastante interessante e que sem dúvida nenhuma merece um artigo para ser tratado com maior clareza. Particularmente eu continuo acreditando nos mesmos princípios básicos de investimento que eu acreditava na primeira vez em que tomei a decisão de investir, há alguns anos atrás, quando me deparei com esse artigo do mago do mercado: http://magodomercado.com/aprenda-como-investir-na-bolsa-de-valores-comecando-do-zero/.

Investimento bolsa de valores

Um outro ponto muito importante de ser salientado é o fato de que, na maior parte das vezes, você não irá conseguir distinguir o melhor momento para investir ou não. Nós sempre teremos um grau de conhecimento sobre tudo o que ocorre no mercado muito mais limitado do que acreditamos, e isso faz com que nossas decisões nem sempre sejam as melhores, e isso é normal. Aprender a lidar com essa incerteza constante é fundamental para o sucesso, muito embora na maior parte das vezes ela nos deixe um tanto quanto angustiados sem saber ao certo como agir.

Falei isso tudo para poder chegar ao ponto central deste artigo: Não adianta você querer que as coisas sejam sempre absolutamente perfeitas, porque isso quase nunca irá acontecer na realidade. Sempre haverá muitas coisas que você não será capaz de saber de antemão e isso sempre pode prejudicar o seu discernimento do que você deve fazer a seguir.

Portanto, caso você ainda não tenha captado a mensagem: Continue investindo na bolsa de valores, muito embora, nesse exato momento isso possa parecer algo não muito certo de dar retorno. Você deve continuar seguindo na sua jornada de investidor.